A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresenta:
Exposição fotográfica
Visto Jamais Visto
“A imagem é uma criação coletiva, que envolve não apenas o artista, mas também o espectador e as condições sociais e culturais em que ela é produzida e recebida” – Walter Benjamin
A exposição “Visto Jamais Visto” representa uma empreitada artística que visa catalisar reflexões filosóficas e sociológicas sobre a imagem fotográfica enquanto manifestação do ser-olhante e do mundo-olhado. É um evento que objetiva explorar as fronteiras estéticas e epistemológicas do ato fotográfico e de suas variadas camadas de significação e interpretação, enraizadas nas tramas discursivas e simbólicas que dão forma e sentido à experiência sensorial do ver e do olhar.
Através da experimentação com a técnica da fotografia analógica, os vinte alunos que tem aqui suas obras expostas, participaram das aulas teóricas e práticas da oficina de fotografia do projeto da qual puderam não só adquirir habilidades técnicas e visuais, mas também desenvolver um olhar mais crítico e reflexivo sobre a dinâmica social e cultural que permeia a cidade de Taquari e suas diversas realidades e subjetividades.
Convidamos a mergulhar conosco em um universo imagético complexo e multifacetado, que oscila entre o visível e o invisível, o evidente e o obscuro, o manifesto e o latente. É um universo que desafia as fronteiras entre a imagem e o olhar, o sujeito e o objeto, o real e o imaginário.
Cada fotografia exposta representa uma visão particular do mundo e de suas dinâmicas, fruto do olhar único e subjetivo do fotógrafo. Porém, essas visões particulares se entrelaçam e se relacionam, formando uma teia complexa de significados e sentidos que abrange não só a realidade fotografada, mas também a realidade social e cultural mais ampla em que ela está inserida.
Assim, a exposição “Visto Jamais Visto” não é apenas um evento estético, mas também uma oportunidade para a reflexão sobre o papel da imagem fotográfica na construção da realidade social e cultural, bem como sobre o papel do olhar crítico e reflexivo na compreensão e transformação dessa realidade na nossa Taquari.
Equipe:
Financiamento: Pró-Cultura RS – Edital SEDAC 13/2021 – FAC Visual
Produção: Leonardo da Rosa e João Fernando Chagas
Professores: Rebeca Francoff, Gianluca Cozza, Eloisa Soares e Enzo Hoffman
Assessoria: Aline Ben da Costa
Design: Rubens Fabricio Anzolin